Início Esporte Londrina é pentacampeão paranaense

Londrina é pentacampeão paranaense

10853
0
COMPARTILHAR

O Londrina Esporte Clube (LEC) conquistou na tarde desta quarta-feira (13), no Estádio Olímpico de Cascavel, o quinto título do Campeonato Paranaense de Futebol da sua história. O Tubarão venceu o FC Cascavel nos pênaltis (6 a 5), após empate em 1 a 1 no tempo normal da segunda partida da decisão. No primeiro jogo, no Estádio do Café, também houve empate em 1 a 1. Os outros títulos estaduais do Londrina foram ganhos em 1962, 1981, 1992 e 2014.

O Tubarão volta a campo no sábado (16), em outro confronto regional, desta vez pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O adversário será o Operário, a partir das 18h30, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa.

A partida em Cascavel foi equilibrada a maior parte do tempo, com ligeira vantagem na primeira etapa para o time da casa, que acertou a trave direita do gol defendido por Dalton e fez um golaço em cobrança de falta nos acréscimos. No segundo tempo o LEC apareceu melhor em campo, principalmente depois da entrada do experiente meia Celsinho até a obtenção da igualdade no marcador.

O Londrina atuou com “time alternativo” porque vários titulares do Brasileiro da Série B não estavam inscritos no Campeonato Paranaense. A competição teve sua conclusão arrastada pela Federação Paranaense principalmente por causa da “falta de datas” do Athletico. O Cascavel também teve alguns desfalques na decisão em relação à equipe que disputou a Série D pelo mesmo motivo. O jogo no Estádio Olímpico foi o primeiro na temporada disputado com público (embora restrito devido à pandemia e Covid-19).

O primeiro lance de perigo foi criado pelo Londrina logo aos 4 minutos: Marcelo Freitas bateu de fora da área e Ricardo espalmou. Um minuto depois, o Cascavel deu a resposta. Em contra-ataque, Léo Itaperuna tocou para Robinho, que bateu firme e Dalton espalmou. O jogo seguiu disputado duramente, mas só aos 44 minutos surgiu uma chance real de gol. João Pedro arriscou de fora da área e a bola explodiu na trave direita de Dalton. O Londrina estava dando espaço para os contra-ataques do time do Oeste e num deles, já nos acréscimos, o zagueiro Augusto cometeu falta perto da risca da grande área. Willian Gomes cobrou forte, no ângulo superior direito, para abrir o placar aos 49 minutos.

Com a desvantagem no marcador, o Tubarão voltou mais disposto a atacar no segundo tempo e poderia ter chegado ao empate aos 16 minutos, não fosse a boa intervenção do goleiro. Luiz Henrique cruzou da esquerda, Matheus Bianqui testou à queima-roupa e Ricardo espalmou para a frente. Salatiel pegou a sobra e tentou o gol, mas Ricardo recuperou-se, saindo em cima do atacante do Tubarão e salvando o FC Cascavel.

Aos 22 minutos, o auxiliar-técnico Marcio Fernandes Júnior, substituindo seu pai Marcio Fernandes, fez a alteração que mudaria o Londrina para melhor, mudando também a história da decisão. Luan Marchiori saiu para a entrada do experiente meia Celsinho, que esteve afastado do elenco por questões disciplinares e foi reintegrado pela direção para a disputa desse jogo. Bianqui passou a atuar na lateral-direita abrindo a vaga no meio-campo.

Bastaram quatro minutos para que Celsinho fizesse uma boa jogada jogada individual e tocasse para Salatiel dentro da área. O atacante girou para a esquerda, escapando do zagueiro, e bateu cruzado. Ricardo conseguiu espalmar, mas Victor Daniel aproveitou o rebote e mandou para a rede, empatando o jogo aos 26 minutos. Foi o segundo gol de Victor Daniel na final. O jovem atacante ficou praticamente a temporada toda recuperando-se de uma operação no púbis e retornou ao time para se destacar na decisão do título.

As equipes evitaram correr riscos na reta final e pouco atacaram. Nos pênaltis, outro personagem alviceleste ganhou destaque: o goleiro Dalton, que havia falhado no último lance da partida no Estádio do Café, cedendo o empate ao Cascavel, desta vez não apenas defendeu uma cobrança como marcou um gol.

A sequência das penalidades: João Pedro (1 x 0), Celsinho (1 x 1), Willian Gomes (2 x 1), Danilo (2 x 2), Robinho (3 x 2), Jean Henrique (3 x 3), Willian Simões (Dalton defendeu – 3 x 3), Felipe Vieira (3 x 4), Ricardo (4 x 4), Salatiel (Ricardo defendeu – 4 x 4), Rogério (5 x 4), Dalton (5 x 5), Carlinhos (na trave – 5 x 5) e Augusto (5 x 6).

LONDRINA – Dalton; Luan Marchiori (Celsinho), Zé Pedro, Augusto e Felipe Vieira; Bidia (Jean Henrique), Matheus Bianqui e Marcelo Freitas (Toni Nang); Victor Daniel (Danilo), Salatiel e Luiz Henrique (Juan Matos). Técnico: Marcio Fernandes Júnior.
FC CASCAVEL – Ricardo; Afonso, Lucas e Willian Gomes; Henrique (Carlinhos), Gama, Willyan Sotto (Douglas/Rogério), João Pedro, Robinho e Wilian Simões; Léo Itaperuna. Técnico: Tcheco.

(Foto: Ricardo Chicarelli/LEC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui