O secretário de Saúde, Felippe Machado (foto), confirmou em entrevista nesta sexta-feira (20) que Londrina confirmou dois novos casos de Coronavírus. Com isso, o total de confirmações na cidade é de três pessoas infectadas.
Trata-se de um homem de 37 anos que voltou de viagem a São Paulo – onde há a maior circulação de vírus no País – e de uma mulher de 39 anos que esteve em Santa Catarina. Os dois não estavam entre os casos suspeitos, à espera de resultados de exames. O estado de saúde deles é bom, sem sinais de complicações.
Atualmente, há doze suspeitas de pessoas infectadas na cidade. Outros dez casos foram descartados. A primeira paciente com exame positivado completa o período de isolamento domiciliar neste sábado. Ela está recuperada e não teve complicações ao longo do período da infecção.
No Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde confirma mais 13 novos casos de coronavírus no Paraná, de acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira (20). São dez de Curitiba, dois de Londrina, na região Norte, e um de Guaíra, no Oeste do Estado. O novo boletim aponta 36 casos confirmados, 137 descartados e 202 casos suspeitos, totalizando 375 notificações.
As confirmações são de oito mulheres e cinco homens com idades entre 25 e 59 anos. Destes, nove foram testados por laboratórios particulares e quatro pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Outros seis casos de Curitiba possivelmente serão confirmados. Os pacientes fizeram os testes em laboratórios privados, ainda não habilitados pelo Lacen.
DADOS – Atualmente, o Paraná possui 36 casos confirmados da doença. Cinco estão em isolamento hospitalar e os demais em isolamento domiciliar.
Os municípios de Colombo, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Mangueirinha, Pato Branco, Conselheiro Mairinck, Jacarezinho, Japira, Tomazina, Assis Chateaubriand e Ivaiporã ainda não haviam registrado notificações da doença e constam no novo boletim.
A secretaria estadual informa que o sistema do Ministério da Saúde utilizado para atualização de casos segue instável durante essa semana. Sem acesso ao sistema, a Sesa não tem como informar e notificar novos casos, tampouco analisar e indicar em quais municípios estão localizados os novos suspeitos. Em razão disso, dados divulgados pelo Ministério da Saúde e por secretarias municipais podem ser divergentes. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)