Início Cidade e Região Trincheira da Avenida Rio Branco deve ser concluída em janeiro

Trincheira da Avenida Rio Branco deve ser concluída em janeiro

641
0
COMPARTILHAR
Obras de trincheira que está sendo construída entre avenidas Rio Branco e Leste-Oeste (foto: Vivian Honorato/Ncom)

Secretários municipais visitaram, na manhã desta segunda-feira (23), duas obras públicas que estão sendo executadas em Londrina. A primeira visita ocorreu às 10h30, na construção de trincheira no cruzamento das avenidas Rio Branco e Leste-Oeste. A obra, com previsão de entrega para janeiro de 2023, conta com recursos na ordem de R$ 32,145 milhões.

Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, trata-se da maior obra urbana em Londrina, nas últimas décadas. “Toda equipe da Prefeitura, incluindo engenheiros, técnicos, secretários estão em cima e acompanhando para que essa obra seja entregue dentro do prazo. Verificamos na visita de hoje vários operários e maquinários, com o andamento dos trabalhos dentro da normalidade”, contou.

Canhada frisou que, dada a dimensão da construção da trincheira, várias vias já foram interditadas e novas restrições de trânsito estão previstas. “Pedimos que o cidadão tenha paciência e cuidado. Quem puder evitar passar por ali pelos próximos três, quatro meses, que faça esse desvio, porque vamos começar uma nova frente, que é de drenagem urbana. Essa etapa da obra é fundamental e começará a ser realizada nos próximos dias”, adiantou.

O secretário de Obras e Pavimentação, João Verçosa, também participou da vistoria e reforçou que tanto a Prefeitura quanto a construtora responsável pela construção, a TCE Engenharia, trabalham com a perspectiva de entregar o novo viaduto em janeiro de 2023. “A empresa nos garantiu que finalizará dentro do prazo e está adequando o cronograma, para recuperar o que está em atraso. Por isso, abrimos várias frentes de trabalho, para que eles consigam desenvolver e executar diversos serviços. Uma dessas frentes inicia essa semana, no trecho da Rio Branco entre a Araguaia e a Leste-Oeste, onde será finalizado um ramal de galerias pluviais”, citou.

Foto: Vivian Honorato / NCom

Para a instalação do ramal de galerias pluviais, cuja profundidade varia de seis a oito metros, será feita interdição do trânsito neste trecho, a partir desta quarta-feira (25). “É fundamental que isso seja executado, porque quando fizermos a escavação na trincheira, a água precisa ser canalizada em dois pontos. Um deles na pista que desce a Rio Branco, e outro na pista que sobe. O primeiro já está feito, falta concluir a rede na pista que sobe a avenida, no cruzamento com a Rua Araguaia. Agora será executado esse trecho, com prazo estimado em 50 dias”, complementou o secretário de Obras e Pavimentação.

Além da construção do túnel no cruzamento das avenidas, o projeto também inclui instalação de nova rede elétrica e iluminação pública, sinalização viária, implantação de ciclovia, entre outros.

Salas de aula – Outra obra conferida na manhã desta segunda-feira (23) foi a ampliação da Escola Municipal Norman Prochet, localizada na Rua Montevidéu, 528, Jardim Guanabara. A unidade terá um novo complexo de salas de aula, entre outras benfeitorias, como resultado de um caucionamento entre o Município e a MRV Engenharia e Participações.

Iniciada em dezembro de 2021, a ampliação contempla sete salas de aula novas, para atender catorze turmas que, atualmente, estão alocadas em salas cedidas pelo Colégio Estadual Vicente Rijo, no centro de Londrina. Além das salas, a obra engloba banheiros e instalações sanitárias, solário e pórtico de entrada.

O valor da construção do novo bloco pedagógico na Escola Municipal Norman Prochet é estimado em R$1,609 milhão. “Com essa obra, estamos duplicando o número de salas de aula e a capacidade da escola, fazendo vestiários na quadra de esportes e uma série de outras melhorias que aquela comunidade e toda região têm reivindicado há muitos anos. E está com ótimo andamento”, finalizou o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia.

Com os serviços na reta final, em fase de acabamento, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, estima que os serviços sejam concluídos no próximo mês. “É uma ampliação em que a gente dobra a capacidade da escola e vai melhorar a vida de todo mundo ter esse novo prédio na Norman Prochet, com toda uma infraestrutura junto. A empresa deve entregar a obra no final de junho, faremos a mudança em julho, durante o recesso escolar, e as crianças começam as aulas ali no início do segundo semestre”, contou. (Prefeitura de Londrina/Ncom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui