Início Cidade e Região Vendas para Dia das Mães cresceram 5,3% em Londrina, diz Acil

Vendas para Dia das Mães cresceram 5,3% em Londrina, diz Acil

1426
0
COMPARTILHAR

A pesquisa encomendada pela ACIL para avaliar o resultado do Dia das Mães para o comércio local revelou que houve aumento de 5,3% nas vendas em relação ao ano de 2020. O valor médio gasto com presentes foi de R$ 220,13. Vale lembrar que no levantamento anterior à data, consumidores sinalizaram que poderiam investir cerca R$ 198 com o total de presentes para as mães.

“Mesmo se tratando de dados comparativos ao primeiro ano de pandemia, ainda vivemos um cenário desafiador e abalado pela Covid-19. Por isso, precisamos comemorar, pois são números que revelam a retomada do crescimento econômico e a retomada da confiança dos empresários londrinenses”, explica a presidente da ACIL, Marcia Manfrin.

Os segmentos que mais apontaram acrescimento nas vendas foram Calçados (71,4%), Confecções (48,4%) e Cosméticos/Perfumaria (40%).

Diferente de 2020, quando um grande número de pessoas passava mais tempo dentro de casa devido aos fechamentos dos setores produtivos, fato que estimulou rapidamente o aquecimento do setor de móveis, neste ano o segmento atingiu crescimento de 10% nas vendas.

A pesquisa da ACIL foi realizada com 106 empresas da cidade, entre os dias 11 e 12 de maio, pela Litz Estratégia e Marketing.

Otimismo

O resultado das vendas para o Dia das Mães foi avaliado como bom/ótimo por 67% dos entrevistados.

Ao fazer uma análise do crescimento das vendas, 42,5% revelaram que foram maiores que em 2020, 34% responderam que foram iguais ao ano de 2020 e 23,6% indicaram que as vendas foram menores que no ano anterior.

Em relação às modalidades de pagamentos que mais foram utilizadas pelos clientes, tiveram destaque o parcelamento no cartão de crédito (26,8%), à vista em dinheiro/cheque (24%), cartão de débito (22,9%), à vista no cartão de crédito (13,8%), parcelamento em crediário (8,3%), parcelamento em cheque (1,9%), além de outras formas de pagamentos como boleto, Pix e financiamento (2,2%).

A média de parcelamentos no cartão de crédito foi de 5,2 vezes, enquanto no crediário foi de 6,6 vezes e no cheque em 4,9 vezes.

A maioria dos entrevistados (69,8%) também revelou ter realizado algum tipo de divulgação da empresa neste período. As três principais mídias escolhidas foram Instagram (77%), Facebook (54,1%) e WhatsApp (16,2%), reforçando a grande tendência do meio digital.

A pesquisa da ACIL também revelou que 78,6% das vendas foram realizadas presencialmente na loja física.

“O índice de vendas realizadas na loja física nos leva a refletir mais uma vez sobre o crescimento do consumo por meio digital, e a alertar os consumidores para que realizem suas compras através do comércio local, que vem mostrando potencial para inovar os seus negócios. A cada compra em plataformas online que são de outras localidades, é dinheiro que vai embora, mas poderia girar em nossa cidade, ajudando a fortalecer os negócios e a economia de Londrina”, alerta Marcia Manfrin.

Expectativas

Levando em consideração todo o ano de 2021, os entrevistados acreditam que as vendas serão maiores que em 2020 (62,3%), igual a 2020 (18,9%) e menores que em 2020 (18,9%).

A média de crescimento apontada pelos empresários para todo o ano de 2021 é de 16,2%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui