Início Cultura Carla Casarim lança “Terra-Mãe” com show nesta sexta, em Londrina

Carla Casarim lança “Terra-Mãe” com show nesta sexta, em Londrina

2381
0
COMPARTILHAR

A cantora Carla Casarim lança “Terra-Mãe”, seu primeiro álbum, com um show nesta sexta-feira (8), às 21h, no palco do Teatro Mãe de Deus, em Londrina. Finalista do programa “The Voice Brasil” em 2014, Carla completa 10 anos de carreira com um trabalho basicamente autoral, em que é compositora em oito das 13 faixas do CD, sendo as demais de compositores reconhecidos como Milton Nascimento, Paulo Cesar Pinheiro, Haroldo Barbosa e Chico Saraiva.

O álbum está disponível nas plataformas digitais e para download gratuito no site da cantora http://carlacasarim.com.br. A gravação contou com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC.

Carla é cantora, compositora, educadora musical e um dos destaques da nova geração da MPB, com uma carreira consistente. Já dividiu palco com artistas renomados como Fagner, Zeca Baleiro, os fadistas portugueses Carminho e Camané, Joyce Moreno, Eduardo Gudin, Elba Ramalho, Simoninha, Paula Lima, Jairzinho, Anastácia, Mestrinho, Luciana Mello e o cantor Daniel. Animou o carnaval paulista cantando com a banda Falamansa no desfile do Bloco Rindo à toa, e também a folia baiana, cantando com Carlinhos Brown, Dudu Nobre e Cláudia Leitte.

Terra-Mãe

O título do álbum expressa bem o poetificado, a esfera temática e a musicalidade propostas. A terra e a natureza são a fonte geradora da brasilidade, são as pessoas, nossa vida comum em travessia geracional, como identidade. “Venho trabalhando em torno desse nome e desse repertório há cinco anos. Terra-Mãe, a faixa com o nome do CD, fala muito do que somos, de nossa pluralidade formada pelo negro, o branco e o índio, com muitas lutas no meio de tudo isso, coisas boas e ruins, que fizeram o povo brasileiro”.

Carla traduz no trabalho o contato com a natureza e a cultura do Brasil pela voz do bom senso. Ela canta por sua geração, mas também por gerações antecedentes e futuras: “O álbum vem no sentido de pensarmos que não somos micro, somos macro. Somos um todo e nossa diversidade não está polarizada. Falo do desmatamento, das árvores, dos pássaros, do sentimento materno, dos elos familiares, como algo que é e está para todos nós”.

Na faixa “Brasil Geral”, parceria com Iara Ferreira, Carla canta nossa mestiçagem como fé e festa: “Reza que reza um povo de festa / Ginga de maracá e tambor / Canta nas águas, sopra nos ventos”. É um canto vital hoje, porque afirma um Brasil diverso, que podemos perder para comportamentos intolerantes. A canção alerta para a diversidade ameaçada e aponta o caminho de superação pelo viés da festa popular e da convivência diversa, amorosa e solidária.

Em “Valsa para Lina”, derrama a afeição pela avó materna. Ela traduz o afeto de forma simples e poética na canção, e nos identificamos com amor aos avós: “Lina vem me afaga a alma / Mostra sua calma / Me põe no seu colo / No seu coração”.

De Milton Nascimento, canta “Pai Grande”, outra bela letra que evoca a ancestralidade. Carla vê nessa canção uma simbologia de divindade, que origina povos e nações. Também está nela uma referência à temporalidade, pela imagem do passado que através de nós se torna presente: “Meu pai grande / Inda me lembro e que saudade de você / Dizendo: ‘eu já criei seu pai’ / Hoje vou criar você / Inda tenho muita vida pra viver”.

Brasilidade ritmica

A brasilidade de Terra-Mãe está igualmente nos ritmos. Tem samba, samba-jazz, baião, bossa-nova, ijexá. A banda base que acompanha a cantora há alguns anos é formada pelos músicos paulistas Felipe Silveira (piano, arranjos e direção musical), Marcus Teixeira (violão), Thiago Alves (baixo) e Paulinho Vicente (bateria) e a eles se somaram músicos convidados de vários pontos do país: Mestrinho (sanfona), Marcos Lessa (voz), Fábio Peron (bandolim), Michael Pipoquinha (baixo), Cainã Cavalcante (violão), Salomão Soares (piano), Alexandre Ribeiro (clarinete), Clayton Gama (sanfona), André Vercelino (percussão), Lucas Roberto (voz). Há, ainda, participação de um coro diretamente de Moçambique: Lenna Bahule, Luis Cossa, e Tina Ngulela.  Quem assina a direção artística junto com a cantora é seu conterrâneo Paulo Vitor Poloni. A produção e direção executiva do álbum ficou por conta de Davi Di Pietro, da Alavanca Produções Artísticas.

Para o lançamento em Londrina, Carla Casarim convidou para acompanhá-la músicos da cidade, reconhecidos no cenário nacional: Mateus Gonzales ao piano, André Siqueira no violão, Gabriel Zara no baixo, Bruno Cotrim na bateria e André Vercelino na percussão. Paulo Vítor Poloni faz participação especial, cantando ao lado de Carla. O show de lançamento tem o patrocínio da Raul Fulgêncio Negócios Imobiliários e apoios da Rede Massa, Pastel Mel e Promic.

SERVIÇO

Os ingressos para o show de lançamento estão sendo vendidos pela plataforma SYMPLA – https://www.sympla.com.br/carla-casarim—lancamento-do-disco-terra-mae__672709 e no Pastel Mel da Avenida Higienópolis.

(Com informações da assessoria de imprensa – Foto: Vanessa Luz)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui