Início Especias Fim de ano e a tradicional pressão por produtividade

Fim de ano e a tradicional pressão por produtividade

1262
0
COMPARTILHAR

Chegou o fim do ano e, com ele, aquela pressão maluca para finalizar planos, alcançar metas e mostrar muita produtividade. Nossa sociedade divide o tempo em ciclos anuais, por isso, quando dezembro se aproxima, é comum nos sentirmos exaustos só de pensar em tudo que precisamos concluir.

Também é uma época em que há mais dinheiro circulando e, consequentemente, mais pressão para vender, lucrar e garantir recursos para as tão esperadas “boas festas”. Quem trabalha com vendas sabe que é um período de muita cobrança por resultados. Em tempos de crise, porém, nem sempre as metas traçadas serão possíveis de alcançar. 

Nas outras áreas profissionais, a pressão não é menor. É tempo de fechar orçamentos, planejar e deixar tudo pronto para iniciar um novo ano. Com tanta coisa na cabeça – e na agenda -, vem aquela sensação de “não vou dar conta”. Tal sentimento muitas vezes nos paralisa e abre portas para a ansiedade e outras condições que ameaçam nossa saúde mental.

Produtividade: fim de ano não precisa ser o fim de tudo 

Mas … Você já parou para pensar que o dia 31 de dezembro é apenas uma data arbitrária? Muda o ano, mas continuamos sendo as mesmas pessoas, com as mesmas obrigações e objetivos. Por isso, você não precisa resolver/decidir/realizar tudo que planejou para o fim de 2021 antes do início de 2022.

Provavelmente, algumas decisões ou realizações não concluídas no dia 23 de dezembro poderão ser retomadas no dia 3 de janeiro sem prejuízo. E agora um spoiler da Nana Datto: com a cabeça descansada e sem a pressão do fim de ano, é bem possível que você consiga realizar tudo que planejou de forma mais organizada e tranquila. 

Exaustão não é sinônimo de sucesso

Algo que também me preocupa é a tendência que temos de associar o excesso de trabalho, a falta absurda de tempo e a exaustão a sucesso e competência. Precisa ser assim? É claro que, para a maioria das pessoas, trabalhar muito não é escolha e sim necessidade. Entendo também que propor uma vida com mais autocuidado e bem-estar não depende apenas de decisões individuais, mas de políticas públicas que garantam condições dignas de trabalho e existência para todos. 

Posto isso, eu não poderia deixar de dizer que é preciso sonhar com mais qualidade de vida usando as ferramentas que temos em cada momento. Se não dá para frequentar a academia, pense em incluir pequenas caminhadas na rotina. Se os problemas financeiros te assombram, considere encarar a realidade de frente e buscar ajuda para resolvê-los. Se você tem vontade de mudar alguns hábitos, comece com coisas pequenas. Se não está dando conta de tantas cobranças, saiba que é possível dizer “não”, mesmo que o seu “não” possa desapontar alguém. E, acima de tudo, lembre-se: somos humanos, imperfeitos e temos direito de errar e de recomeçar. 

5 dicas da Nana para enfrentar a exaustão do fim do ano

“Mas Nana, eu tenho realmente muita coisa para fazer, não posso abrir mão de tudo e acho que não vou dar conta!” Então respira e vamos juntos pensar em estratégias para passar pelas turbulências do fim do ano com um pouco mais de  tranquilidade. 

1 – Organize suas prioridades: se você tem tarefas importantes a serem concluídas, evite olhar redes sociais para não perder a concentração. Reserve um horário para ler e responder mensagens de whatsapp, mas evite passar o tempo todo conectado para não ser seduzido por distrações. 

2- Faça pausas no trabalho: parece bobagem, mas cada vez que você dá uma parada para respirar, tomar água ou mesmo fazer um lanchinho, seu cérebro se oxigena e as soluções chegam mais fácil.

3 – Que tal aproveitar o “fim do ano” para aliviar sua agenda? Reflita sobre seus compromissos e mantenha apenas os mais importantes ou que vão te dar conforto e prazer. E aí eu te pergunto: é realmente necessário cancelar um almoço com a sua avó para participar da centésima festa de confraternização com colegas ou amigos da firma? 

4 – Mantenha seu ambiente de trabalho organizado, pois isso vai ajudar a organizar também as suas ideias. 

5 – Estabeleça prazos que possam ser realmente cumpridos. Definir pouco tempo para realizar tarefas complexas só vai aumentar sua ansiedade e aumentar a bagunça de fim de ano na sua vida. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui