Início Cidade e Região Maio Amarelo tem foco na orientação de motociclistas

Maio Amarelo tem foco na orientação de motociclistas

395
0
COMPARTILHAR

A segunda semana de atividades do Maio Amarelo em Londrina teve início, na segunda-feira (8), com uma blitz educativa para motociclistas. A ação foi realizada na rua Gomes Carneiro, no estacionamento do Zerão, e contou com abordagens, distribuição de brindes e instalação de antenas corta-pipa, artigo considerado indispensável na proteção contra acidentes com linhas e cerol.

Foto: CMTU / divulgação

Coordenada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), a atividade teve participação da Polícia Militar (PM) e da Guarda Municipal (GM), cujos integrantes auxiliaram os agentes de trânsito na checagem de documentos dos pilotos e das motocicletas.

Além de receber orientações de segurança, quem foi parado na blitz pôde deixar o local com uma camiseta alusiva ao Maio Amarelo e a antena corta-pipa já instalada, pronta para uso. O açougueiro Aparecido José Alves Martins, de 54 anos, se dirigia a uma agência bancária quando foi convidado a encostar a moto.

Mesmo sem qualquer irregularidade no veículo ou na documentação, ele informou ter se surpreendido com o pedido de parada. “Achei que pudesse ser um acidente ou coisa do tipo, mas felizmente não era. Quem diria que eu seguiria viagem com um presente assim?”, questionou o trabalhador, admirado, se referindo à lembrança recebida.

Elton Willian de Messias também afirmou surpresa com a ação. Ele elogiou a iniciativa e aproveitou a oportunidade para pedir respeito aos condutores. “Já vou voltar para casa protegido, mas acho que os motoristas deveriam respeitar mais o nosso espaço”, advertiu o chaveiro de 36 anos.

Violência – O gerente de Comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, destacou que pilotos e passageiros de motocicletas estão entre as principais vítimas da violência viária no município. Das 16 pessoas que morreram nas ruas da cidade entre janeiro e março, seis integravam a categoria.

Ribeiro lembrou que esse público está mais exposto a riscos e que o mau uso do capacete se destaca entre os fatores que mais levam a óbito. “Ao analisarmos imagens de ocorrências fatais, percebemos que em muitos casos há a ejeção do equipamento de segurança, que deve estar sempre com a cinta jugular rente e travada”, salientou.

Para tentar diminuir o número de mortes e ferimentos graves envolvendo motociclistas, durante a blitz, a entrega dos brindes foi acompanhada da divulgação do curso de pilotagem defensiva promovido há dois anos pela CMTU.

Marcada para o próximo dia 21, como parte da programação do mês dedicado à conscientização para um trânsito mais seguro, a capacitação está com inscrições abertas, gratuitamente, neste link.

O evento será realizado das 8h às 12h, no Tiro de Guerra de Londrina, onde os inscritos poderão desenvolver – em um circuito formado por curvas abertas e fechadas, quebra-molas, reta, obstáculos e outros componentes presentes no cotidiano das vias – as habilidades adquiridas no treinamento.

Programação – Com o objetivo de ampliar a quantidade de motociclistas alcançados pelo calendário de ações do Maio Amarelo 2023, a blitz educativa será realizada novamente, na Rua Gumercindo Saraiva próximo à Avenida Higienópolis, a partir das 14h30 desta segunda (8).

Na quarta-feira (10), a atividade ocorrerá no Terminal Milton Gavetti, localizado na avenida Sylvio Barros. Na quinta-feira (11) será a vez da avenida Guilherme de Almeida, imediações do número 2.275, receber o trabalho. Em ambos os locais, as abordagens serão feitas das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30. (Fonte: CMTU)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui