O Londrina Esporte Clube (LEC) não conseguiu ocupar a vaga do Brasil de Pelotas (RS) no Campeonato Brasileiro da Série B deste ano. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu o clube gaúcho por quatro votos a um, em julgamento realizado na tarde desta quinta-feira (4). O Brasil atrasou salário de jogadores, o que fere um dos artigos do regulamento da competição, mas efetuou o pagamento posteriormente.
O advogado do Londrina, Paulo Schmitt, lembrou que o clube gaúcho feriu artigos do regulamento da competição e da própria CBF que tratam do chamado “fair-play financeiro”. Após a derrota no julgamento, ele disse que poderá recorrer ao Pleno do STJD e até à Federação Internacional de Futebol (Fifa).
No campo
O Tubarão foi rebaixado na competição do ano passado, quando terminou na 17.a colocação, e já foi anunciado pela CBF entre os participantes da Série C 2020. No entanto, o setor jurídico deverá continuar tentando conseguir a vaga no “tapetão”. O Alviceleste havia lutado pela perda de pontos do Figueirense (SC) pelo mesmo motivo (o clube catarinense chegou a dar W.O. em uma das partidas da Série B), mas o STJD também deu ganho de causa ao adversário.
O gestor de futebol do LEC, Sérgio Malucelli (presidente da SM Sports) havia declarado antes do julgamento que cumprirá o contrato com o clube até o final, dia 31 de dezembro. Se houver sequência do calendário da Federação Paranaense de Futebol (FPF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) este ano apesar da pandemia de Covid-19, o Tubarão enfrentará o Athletico Paranaense nas quartas de final do estadual e disputará a Série C nacional.
(Foto: Gustavo Oliveira/LEC/Arquivo)