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Já funciona terminal provisório de transporte coletivo na região norte

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Para avançar nas obras de construção do novo Terminal Ouro Verde, uma das estações de referência do transporte coletivo da região norte, a Prefeitura de Londrina abriu na quarta-feira (24) uma estação de embarque e desembarque provisória para continuar atendendo os usuários de ônibus. No início da tarde, a CMTU organizou o trânsito e liberou o funcionamento da estrutura temporária que está instalada na avenida Lucílio de Held, entre as ruas Fulgêncio Ferreira Neves e Pastor Judithe do Carmo. O local fica quase na esquina com a avenida Winston Churchill, próximo ao terminal que foi desativado para agora ser revitalizado.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, e o diretor de Trânsito da CMTU, major Mario Celso Andrade, estiveram no local para acompanhar o início do funcionamento da estação e atender aos veículos de imprensa.

Foto: Emerson Dias / NCom

Equipes de agentes da CMTU estão atuando nessa região para orientar os motoristas e monitorar o fluxo de trânsito, que sofreu alterações. Este suporte será prestado e mantido juntamente com os funcionários das concessionárias nos primeiros dias de operação da estação provisória. O prazo das obras de reconstrução da estrutura atual é de 11 meses. O terminal provisório terá funcionamento das 5h à 0h30 e não há, inicialmente, mudanças nos horários das linhas. Ajustes poderão ser feitos pela CMTU, conforme a necessidade.

Foto: Emerson Dias / NCom

Os motoristas que transitam pela região, bem como os usuários das linhas atendidas pelo Ouro Verde, devem prestar atenção na nova sinalização que foi implantada na área de entorno do terminal temporário. Houve ajustes como bloqueios viários e indicações para conversões e retornos, visando trazer segurança ao público e facilitar a entrada e saídas dos ônibus que circularão pelo novo espaço. Saiba mais sobre as mudanças de trânsito clicando aqui.

O diretor de Trânsito da CMTU, major Mario Celso Andrade, pediu atenção, cuidado e paciência a todas as pessoas que transitam por essa abrangência da avenida Lucílio de Held. “Toda mudança como essa gera realocações no trânsito, e as intervenções são necessárias para a construção do novo Terminal Ouro Verde. A área da estação provisória está sinalizada e nós pedimos que os motoristas redobrem a atenção e utilizem novas rotas, respeitando a velocidade da pista e as distâncias de segurança. É necessário um pouco de paciência, sabemos que as alterações acabam trazendo alguns transtornos e impactam na rotina de cada um, e isso exige um período de adaptação até que o trânsito flua de forma mais organizada”, frisou.

Foto: Emerson Dias / NCom

Com o objetivo de oferecer um local seguro e com condições adequadas de permanência, embarque e desembarque, a CMTU instalou pontos com cobertura, bebedouros, bancos e lixeiras, além de banheiros, guaritas, catracas e alambrados.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, o novo Terminal Ouro Verde vai proporcionar mais qualidade ao fluxo do transporte coletivo nessa região, em um espaço mais moderno, amplo e agradável aos milhares de usuários. “A área do terminal será quintuplicada e a estrutura atual totalmente demolida e repaginada. O espaço foi construído há décadas, está defasado e não comporta mais a demanda de ônibus nessa parte da zona norte que cresceu muito. A obra é importante e contempla elementos de acessibilidade, piso novo concretado, áreas de embarque e desembarque modernizadas, câmeras e dispositivos de segurança, iluminação LED, fraldário, sinalização e outras melhorias que dão essa resposta à população e a incentiva a utilizar esse meio de transporte”, avaliou.

Foto: Emerson Dias / NCom

Com a desativação do atual Terminal Ouro Verde, a empresa responsável pela execução das obras, a Costa Oeste Construções, poderá avançar na primeira etapa dos serviços. Os trabalhos tiveram início em meados de julho e, neste momento, envolvem ações de terraplenagem, limpeza e acerto de solo no terreno dos fundos do terminal, onde será feita a expansão para a instalação da nova estrutura. Também já ocorrem algumas demolições pontuais e a retirada de bancos, grades, placas e outros elementos. Em outras etapas, serão realizados serviços de drenagem e demolições maiores na estrutura central.

Canhada disse que o projeto está sendo realizado dentro de um padrão semelhante às reconstruções nos terminais de ônibus do Milton Gavetti e Vivi Xavier, feitas e entregues pela atual gestão. “O investimento ultrapassa R$ 12 milhões para o novo Terminal Ouro Verde, e tudo será feito novamente com muito cuidado e carinho para termos mais um projeto de excelência concluído em breve. Ouvimos muitos elogios dos moradores que utilizam os terminais do Gavetti e Vivi Xavier, devido à qualidade das novas estruturas e queremos que isso se repita. Pedimos a colaboração das pessoas para que compreendam esse período, que valerá a pena quando tudo estiver pronto”, afirmou.

Foto: Emerson Dias / NCom

Sobre as obras – O novo Terminal do Ouro Verde terá estrutura predial ampliada em quase cinco vezes, levando em conta a área da edificação existente hoje. Assim, passará dos atuais 820,25 m² em área construída para um total de 3.874,27 m². Haverá ampliação das pistas dos ônibus, instalação de cobertura metálica com estrutura de isolamento térmico e acústico, novas instalações hidráulicas, elétricas, pintura, iluminação, sinalização, sistemas de voz, telefônico e de câmeras de monitoramento.

Outras intervenções serão a implantação de novas plataformas, sanitários, fraldário, paraciclo, piso tátil, escadas e rampas de acessibilidade, guarda-corpos, bancos com encosto, guaritas de bilheterias e fiscalização, bicicletário, vestiários, entre outros equipamentos. A reconstrução integra o pacote de iniciativas voltadas à implementação, no município, do sistema de transporte coletivo Bus with High Level of Service (BHLS, conhecido como Superbus).

Reconstruções de terminais – Paralelamente às obras de reconstrução do Terminal Ouro Verde, estão em andamento os serviços para reconstruir também o Terminal Acapulco, na região sul, cujas obras iniciaram ontem (23). “As estações de Londrina estão sendo revitalizadas, criando um cenário diferente no setor de transporte público. Na obra do Acapulco teremos também a duplicação de um trecho da marginal da PR-445, que irá trazer um enorme benefício nessa área da região sul, onde os ônibus e demais veículos farão seus trajetos com mais rapidez e segurança. Vamos acompanhar tudo de perto, fiscalizar cada passo das obras para que tudo ocorra da melhor forma”, concluiu o secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada. (Fonte: Prefeitura de Londrina/NCom)

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